sábado, 20 de novembro de 2010

COMPANHIA VALE: "SUSTENTABILIDADE"



QUEM É A VALE?

Os impactos das operações da Vale são violentos: utiliza 1,2 bilhões de metros cúbicos de água por ano, correspondentes ao consumo médio de água de 18 milhões de pessoas. 
Em 2009, despejou em rios e mares 114 milhões de metros cúbicos de efluentes industriais e oleosos: é o mesmo volume da água que o rio Amazonas despeja no mar em 12 minutos!

A isso acrescenta-se a poluição do solo e do ar, bem como o impacto do inteiro ciclo de siderurgia que no Brasil deve-se à instalação dos programas de mineração: somente no corredor de Carajás, as empresas siderúrgicas estão queimando a cada ano 3 milhões de toneladas de carvão, correspondente a 550mil hectares de floresta amazônica que por décadas foi sacrificada ao preço do desenvolvimento.
Hoje a monocultura de eucalipto disfarça a concentração da terra sob o falso nome de ‘reflorestamento’.


Tudo isso é a Vale, por trás da maquiagem garantida por R$ 180 milhões aplicados em propaganda a cada ano para pintar de verde e amarelo uma empresa que não é mais brasileira e nunca foi sustentável.

"Justiça nos Trilhos" é uma campanha internacional coordenada pelos Missionários Combonianos, Fórum Carajás, Sociedade Maranhense dos Direitos Humanos, Fórum "Reage São Luís", Sindicato dos Ferroviários do Maranhão, Pará e Tocantins, CUT Maranhão, Caritas Regional Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário